quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Livro da Vida

Talvez escrever me ajude essa noite pelo fato de estar sem sono e ter aquela chata obrigação de dormir cedo.
A um tempo que não paro pra escrever um texto. Nornalmente falo o que estou vivenciando e mesmo por isso não quero parecer egoísta por não dividir mais com vocês. Existem momentos na nossa vida, e acho que muitos vão concordar, que você quer simplesmente viver. Momentos em que são tão seus, onde o simples fato de expor pra alguém já não parece te pertencer mais. Poisé, estou passando por uma fase diferente; diferente não, digamos que nova. Estou curtindo cada minuto que se passa, tentando não fazer nada pela metade, nada mais ou menos. Eu quero tudo intensamente inteiro e vivo. Cada sentimento, cada palavra, cada pessoa, cada sabor.



Você leitor(a):
Ja parou pra pensar como as coisas parecem acontecer porque precisam acontecer? A famosa frase "Nada acontece por acaso". Eu acredito sim no propósito das coisas.
Vamos fazer de conta que a nossa vida é um livro. Começando primeiro com o conteúdo, a Capa deixamos pra finalizar.
Ela, a Vida, começaria com um Sumário, ou Índice, que seja. Seria como os tópicos do que você deve ou não fazer. Eles se encaixariam em sonhos, aqueles que você espera que ao longo das páginas encontre e realize; Ou então fases, cada uma se encaixando em um novo momento e, o mais interessante, é que depois dessa, você espera por outra, é só virar a página.
Depois viria a Introdução, ou Prefácio. Ela eu tenho certeza que nós vamos pensando conforme escrevemos as histórias da nossa vida. Mas não esqueça "Antes de iniciar a leitura oficial desde livro, siga as indicações dos seus pais, responsáveis, irmãos e amigos. Serão eles que vão te guiar a escrever certo em linhas tortas".
"Certo em linhas tortas", é assim que a sua história será narrada. A cada aprendizado, um capítulo terminado. Mas você vai concerteza precisar dele nos próximos, afinal, dará inspiração para continuar. Vai acontecer de você passar um tempo se perguntando por que certas coisas foram acontecer, mas será ótimo. Para cada pergunta feita, uma busca por respostas.
Haverá um Romance, ou vários, que fará você amar, desejar, se apaixonar, sofrer e ter vontade de voltar a ler de novo.
Haverá Dramas de fazer chorar. Mas saia dele rapidinho. Não deixe que a sua vida se torne um drama.
Coloque Ação em tudo que for fazer, principalmente no seu trabalho. Tenha força para continuar e erguer a cabeça em qualquer situação. Pois você vai errar um dia.
Humor. Conte piadas, micos, acontecimentos bizarros que acontecem uma só vez. Escreva risadas.
Acrescente em todos os parágrafos, uma Poesia. Conte cada detalhe com suavidade. Lembre do cheiro, dos pequenos gestos, do tempo, de como o Sol brilhava naquele dia. São as pequenas coisas que farão você lembrar pro resto das páginas.
Haverá muitos personagens. Alguns serão os principais, outros apenas coadjuvantes. Mas todos terão o seu lugar. Alguns você descarta, ok? Talvez não mereçam ser levados pros próximos capítulos.
As mudanças vão acontecer e você vai notar. A maturidade vai aparecer, rugas vão aparecer, a experiência vai crescer e a sua memória vai sumindo.
A Conclusão eu deixo por sua conta. Mas faça com que nela esteja escrito "Tudo valeu a pena".
No livro você vai poder acrescentar Agradecimentos. Sugiro que isso você vá fazendo ao longo das histórias. Agradeça cada momento, cada pessoa e diga que sem eles essas linhas teriam outras palavras e outros rumos.
Mantenha sempre a Capa bem arrumada. Com orgulho terá o seu nome estampado nela, o mais belo autor e personagem principal do livro. Faça com que ela mantenha a atenção do leitor. Com que ele tenha vontade de descobrir o que se passa ali dentro. Não precisa ser chamativa demais, nem preta demais. Apenas ter a sua cara. E eu peço encarecidamente que o Título seja muito bem pensado. Que tal "Em Busca da Felicidade"?
Boa escrita e leitura pra vocês.

sábado, 27 de março de 2010

Bem me quer ou Mal me quer?



A um tempo que me pediram para escrever um texto falando sobre amor não correspondido. Eu me neguei escreve-lo pois não me via nessa situação. Geralmente o que escrevo esta relacionado ao que sinto e penso no momento. Me perguntava "Como escrever sobre um amor não correspondido se me sinto realizada?". Agora me deparei perguntando "por que não falar sobre um amor correspondido junto ao não correspondido?". Acredito que muitas pessoas, em pequenos ou longos versos, até livros, ja tentaram decifrar o que seria gostar de alguém. Ja parou para pensar o quanto essas 4 letras juntas: A-M-O-R, podem significar ao serem ditas pra alguém? Eu sempre me deparo escrevendo em alguma situação que a tempo não passava, vivenciava. Bom, vou explicar. A alguns meses minha mãe se mudou para esta casa onde estou. Antes tinhamos uma vida normal, eu, minha mãe, meu padrasto, meu irmãozinho e nossos cachorros. Digo normal pois é assim que todos esperam estar, com a família sempre por perto. Não que diferente disso seja anomal, mas quando as coisas mudam de uma hora pra outra você passa a achar que aquilo está totalmente fora do roteiro. Enfim, eles se mudaram e eu continuei na antiga casa, apenas com minha vó. Fazia tempo que eu não vinha pra cá, aliás, depois de tudo, essa é a segunda ou terceira vez que estou vindo. Assim que cheguei aqui, vi nos olhos dos meus cachorrinhos o que é sentir algo por alguém e ser correspondido. O simples ato de pularem no meu colo, me jogarem no chão e me descabelar só um pouquinho, fez me sentir a pessoa mais esperada desta casa. Estava nem ai por parecer uma boba e beijar cada bolinha de pelo branco que via na minha frente. Mas é isso, é me sentir boba e despreocupada desse jeito que me faz querer passar por isso todos os dias. Talvez a saudade se encaixe no que estou falando. Como é bom reencontrar aquela pessoa que minutos atrás você queria abraçá-la e beijá-la como se jamais fosse voltar. Aquela pessoa que antes de partir, tenhas esquecido de dizer o quanto sente por ela e, antes mesmo de saber que a saudade seria tanta. Sentimento correspondido, ou não correspondido, não está apenas relacionado com homem e mulher, embora seja por este que muitos dão aquele lindo sorriso um dia e no outro choram feito crianças tiradas do colo da mãe. É, acho que é por esse que vocês estejam esperando que eu fale...
Nada mais fantástico que amar e ser amado. Eu diria que comprimidos, drogas nem chocolate fariam o mesmo efeito anestésico e curadouro como ele, o Amor. Posso lhe garantir que ele ja curou a doença de alguém, assim como ja adoeceu alguém. Você ama ele(a) e ele(a) não, pois bem, acabe de saber que não é o único a passar por isso. Você e mais alguém que esteja lendo agora ja passou pelo mesmo, ou está passando. O sofrimento nessas horas é opcional. Cabe a você saber o que faz bem pro seu coração. É ele que te acompanhará o resto de sua vida. É ele seu companheiro diário. Até mesmo nos sonhos ele está lá, certo? Pense nele como seu refúgio das bobagens e daquelas pessoas que não querem o seu bem. Uma frase que sempre lembro é uma que minha mãe dizia nos meus momentos de choro: "O seu está guardado". Até hoje quando conheço alguém lembro e me pergunto:"Será que achei?", "É esse o tão esperado 'guardado' que mamãe dizia?" Bom, para saber basta tentar, mas lembre-se, deixe o medo de lado. Ele vai apenas atrapalhar e atrasar aquilo que uma hora vai acontecer, afinal, o que tiver de ser, será, independente das nossas dúvidas e desavenças.
Um sentimento que eu gostaria muito que todos (quando digo todos é a humanidade no geral), tivessem, é o Amor Próprio. Como o planeta seria mais bonito e colorido vendo que todos se amam e cantam alegremente por estarem de bem cosigo mesmo. Tenho certeza que a satisfação interior despertará muito mais a atração de alguém. Nada mais gostoso que ficar ao lado de uma pessoa bem amada por ela mesma. Aquela que não relcamda da vida, muito menos que a cada segundo diz que está gorda ou que precisa arrumar dinheiro. Gostoso é sonhar juntos, curtir juntos, se acariciar juntos, se amar juntos sem pensar no depois.
Vamos juntar nosso amor? Eu cuidei muito bem do meu esse tempo inteiro, acho que agora vale dividir ele com você.

Eu quero poder escrever seu nome na última folha do meu carderno, quero te ligar apenas pra dar um oi, quero sentir um friozinho na barriga ao te ver, quero te mandar cartas, quero pensar em você antes de dormir, quero acordar com você, quero dizer pra todos o que sinto. Quero você, pelo simples fato de gostar e saber que também gosta de mim.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Simplesmente mulher.


Quero dedicar o que escrevi para as meninas e mulheres lindas que a cada dia me supreendem mais. Parabéns pelo nosso dia!!! Talvez o texto ajude os homens a entender um pouquinho essa cabeça tão complicada e divertida que nós temos. Vamos lá...

ELA.
Ela se preocupa com cada detalhe;
Ela faz a unha conforme a ocasião e, se for aquele jantar romântico, pode ter certeza, ela foi no salão;
Ela foi no salão e fez o cabelo, pensou naquela puxada que você daria nele, naquele beijo no pescoço e, pode ter certeza, ela esperou você dizer que o corte ficou lindo;
Ela falou talvez, esperando que você a puxasse e implorasse por um Sim;
Ela é segura do que quer. As vezes;
Ela passa milhares de cremes do rosto antes de dormir. Mesmo que não irá fazer efeito algum, pelo menos dormirá com a consciência limpa, ou o rosto, sei lá;
Antes de sair com você, ela pensou dias antes que roupa iria usar e, quando chegou o dia não fazia idéia de que roupa vestir, revirou o guarda-roupa inteirinho e no fim foi com aquela que ja havia pensado nos dias antes;
Ela se mostra confiante e extrovertida, mas no fundo é supertímida e pensou três vezes antes de falar alguma coisa para não parecer vulgar;
Ela se decepcionou com relacionamentos. Não existe uma mulher que não tenha chorado por algum amor abobado ou não correspondido;
Ela riu no outro dia. E com unhas e dentes agarrou a idéia de que não vale apena chorar por ele, nossa, que idiota eu fui;
Ela pensou nele ao ler isso;
Ela segue em frente;
Ela ficará em silêncio quando quiser encerrar uma discussão. Ou então um "ok", "certo", dirá isso;
Ela está muito quieta. Cuidado! Algo está acontecendo;
Ela disse "Você que sabe". Prepare-se! Está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer, ou o que você quer. Nem pense em dizer que também não sabe!
Ela está na TPM. Faça tudo o que ela pedir. Mas eu disse TUDO! Não discorde das suas idéias, elogie seu cabelo e jamais, eu disse jamais, diga que está chata, ou então prepare-se para ver choro;
Ela está na TPM, e o que mais quer é sua atenção. Por isso não dê bola se te xingar e depois de 1 minuto falar que é o amor da vida dela;
Ela comeu chocolate até não poder mais nesse dia. Depois perguntou se estava gorda. Mas calma lá, nada de ser sincero nessas horas. Ela perguntou apenas para ganhar seu elogio e dizer que está magrinha e linda;
Ela falou "Precisamos conversar". Prepare-se porque ai vem bomba! Está querendo tirar algo a limpo e, muitas vezes não é ela que quer falar, mas sim espera que você fale!
Ela sabe o que você quer. Mas quer ouvir da sua própria boca o que realmente quer;
Ela é intuitiva. Sabe exatamente o que pode acontecer;
Ela é um pouco indecisa, e por isso deixa sua intuição de lado e só no no fim lembra que ja sabia que aquilo iria acontecer;
Ela disse "Tudo bem", uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. Isso significa que ela quer pensar muito antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada;
Ela mesma não se entende. Faz de tudo, implora, exige que os homens a entenda, mas no fim, ela só queria sua tentativa e sua dedicação;
Ela irá discordar de quase tudo o que falei ai em cima porque é teimosa, mas no fundo sabe, é uma mulher forte, determinada, bonita e desejável. Afinal ela é mulher e ninguém resiste aos encantos dela.

Um super mega beijo pras minhas amigas lindas que merecem felicidade todos os dias por serem assim, mulheres.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quem sou eu atualizado.



Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

Confesso ter ficado um bom tempo pensando como eu falaria de mim mesma. É muito fácil parar e analisar uma outra pessoa, escolher bem os defeitos dela e, sem querer, criticar alguma coisa, confessamos ser. Mas olhar para nós mesmos e admitir certas coisas, ah sim...essa é uma tarefa um tanto difícil.
Ainda acho que seria mais fácil eu abrir uma página do diconário na letra L e estar lá: Lays. adj. 1 Feminino de teimoso. s.f. 2 Que varia conforme o tempo. 3 Mudanças ao longo da vida. sm. 4 Que é real, verdadeiro. 5 Ação ou efeito de amar. 6 Infinitos significados.
Poisé, se fosse assim acredito que a arte de conviver com as pessoas se tornaria mais divertida, talvez você conheceria a pessoa desejada mais rápido do que se espera, talvez durassem mais casamentos, pois o marido saberia realmente o que fazer na dita TPM da mulher e talvez famílias evitariam algumas briguinhas desnecessárias. Mas com certeza o dicionário teria que ser atualizado a cada ano, ou até mesmo a cada acontecimento na minha vida. Afinal, como todas as coisas, eu mudo. Estou em processo de evolução interior onde procuro me conhecer cada dia mais, até o momento em que eu não tiver mais dias pra pensar, ai sim eu ja estarei morta e podem me colocar no dicionário como "Algo que ficou para história e que marcou a vida de algumas pessoas". Espero.
Ja fiz escolhas erradas, ja andei por caminhos estranhos, e felizes também. Ja pensei que fosse amor e não era. Ja me apaixonei. Ja tomei banho de chuva. Ja prometi pra mim mesma que ano que vem eu iria estudar mais. Ja aprendi que prometer estudar é cilada. Ja queimei o dedo. Ja quis morrer porque levei um pé na bunda. Ja quis dar um pé na bunda. Ja fiz de conta que estava dormindo. Ja fiz de conta que estava acordada naquele filme chato. Ja plantei bananeira, plantei pé de feijão no copinho. Brinquei de polícia e ladrão, cortei o cabelo da barbie, doei as minhas barbies. Fiz xixi na cama. Cresci, aprendi a arrumar minha cama. Adorei pessoas erradas, chorei por pessoas erradas, e certas também. Dancei, brinquei, pulei. Mas nunca casei. Um dia quem sabe. Assim sou por todos os momentos que ja vivi.
Me limitando um pouquinho, eu me definiria assim como teimosa, persistente, carinhosa, indecisa, sonhadora, calma demais, companheira, parceira, teimosa demais, consumista, compreensiva, justa, sincera, possessiva, ciumenta e muito teimosa.
Se estiver precisando de um ombro amigo, conte com o meu, sou do tipo de amiga para que der e vier. E pode ter certeza que lhe entenderei por mais louco que sejas. Procuro sempre ver os dois lados. Até ja pensei em cursar Direito.
Adoro escrever. Vivo no mundo da Lua, e se não me acordar moro por lá mesmo.
Ah, eu sonho muito. Tudo pra mim são cenas de filmes e aquele romance que eu tenho na vida real se tornara um conto de fadas. Me acorde quando eu estiver no Fim.
Ficaria o dia inteiro aqui buscando palavras, mas como toda e qualquer pessoa tenho coisas mais importantes lá fora pra fazer, como ler e escutar a música que mais gosto.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pensando bem...


Acabo de encontrar essa folha de guardanapo e é nela mesmo que vou expor o que to sentindo agora.
Estou sentada de frente para o mar e não consigo parar de analisar a imensidão que ele é. Como cada luz de cada casa naquela montanha brilha querendo chamar atenção. E eu sei que lá, em cada pequena casinha, onde brilha uma luz meio distante,existe alguém na qual deve ter uma grande história de vida. Pode ser que ela tenha uma família com pouca renda mensal, ou dinheiro até demais. Pode ser que ela tenha filhos, ou não tenha, talvez esteja jantando, ou até mesmo não tenha o que jantar. Talvez ela tenha um grande amor na vida, ou um amor mal correspondido, ou até mesmo esteja sentindo a perda de um.
Eu fico me perguntando as vezes, qual o sentido de cada pessoa estar aqui e construir uma experiência de vida?
Hoje me senti perdida aqui, e sinceramente, faltou palavras para me achar. Estou pensando até agora. Ao menos sei quem sou e de onde vim.
Será que devo eu estar dentro dos padrões da sociedade, vivendo o único e extraordinário, pra eles, poder capitalista?
Não, eu quero viver o diferente. Poder viajar, fazer novos amigos, fazer novos amores, e por fim, pensar em viver por dinheiro.
Chamo isso de diferente pois pouco vejo pessoas pensando assim. Que tiram um minuto do seu tempo para fazer planos e sonhar. Particularmente, pessoas que vivem apenas para ter bens materiais, essas sim são perdidas.
Eu aconselharia a você que está lendo, a viajar na maravilha que é pelo seu pensamento. Confesso ja ter ido até o fim do mundo e voltado. Se é que existe mesmo um fim. Confesso também ja ter ido até tal pessoa que eu amo, roubado um abraço, um beijo, e voltado.
Pensando bem? Todos tem um propósito na vida, e eu sei que como a imensidão do mar, o nosso coração, a nossa vida, também é assim, um horizonte sem limites o qual podemos navegar sem preocupações, apenas indo em busca da felicidade que achamos ser verdadeira. Vão aparecer ondas tentando derrubar seu barco, onde você terá que achar forças que mal sabia que tinha para sobreviver, assim como vão aparecer peixes e golfinhos das mais variadas "personalidades" para alegrar seu dia.

Também parei pra pensar agora: Como pode em um mundo com aproximadamente 6 bilhões de pessoas eu tenho guardado meus pensamentos apenas para uma? Mesmo sabendo que eu teria que atravessar essa imensidão azul, cidades e bairros inteiros para encontrá-la. Realmente, achei um propósito para estar aqui. Amar.

Parei de escrever porque acabou o espaço, mas como eu queria ter continuado....

sábado, 23 de janeiro de 2010

Mas é claro que o Sol vai voltar amanhã...



E como diria nosso querido Renato Russo,

"Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
CONFIE EM SI MESMO
QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança".

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Passado, Presente, Futuro???


Hoje vi como é bom tirar um tempo do nosso dia para pensar na VIDA. Seja uma hora ou até mesmo alguns minutos, mas pense. Enfim, estava mega chateada com minha mãe por certas "lições" que a mesma quis me dar. Aquelas que nenhum adolescente gosta de escutar na fase em que se acha o dono do "mundo". A decisão do meu futuro é algo que encomoda minha família e, me ver parada apenas planejando, sem fazer nada, os irrita. Então hoje, sob o tempo que tirei, revi os conselhos e soube escutá-los melhor. Claro que nessas horas o interessante seria arrumar as malas e sair correndo rs. Mas calma, vamos viver o agora. Pensei e cheguei á conclusão de que devo AGIR. O fato de ter essa responsabilidade de escolha em minhas mãos me preocupa. Ter que decidir entre uma profissão ou outra, um curso ou outro, viajar ou não, onde procuro trabalho...Sem contar as coisas simples que também passam na minha cabeça e eu acho que não vai dar tempo pra nada! Para me sentir mais segura, tive o seguinte pensamento: Ninguém tem controle do que irá acontecer amanhã, eu escrevendo por exemplo, e você lendo é o agora, o resto é passado e futuro, nada existe de verdade! Então neste momento eu posso fazer. E sabendo que posso é onde vou tirar forças pra conquistar meus objetivos. Portanto, vou correr atras dos meus ideais. Se eu tenho direito ao grito, vou gritar, como dizia Clarice Lispector. Se eu quero, vou conseguir, e graças ao meu esforço tudo irá acontecer, lembrando sempre do poder da nossa mente!

Capítulo II do livro BHAGAVAD - GITA Segundo GANDHI fala sobre:
"O esforço está dentro do controle do homem, não é seu resultado. Tudo que ele tem de fazer, portanto, é decidir em cada ocasião sua linha de conduta e seu dever, e preservar sem se preocupar com os resultados. O cumprimento do dever com um espírito de desapego e não-egoísmo conduz à liberdade"