quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Livro da Vida

Talvez escrever me ajude essa noite pelo fato de estar sem sono e ter aquela chata obrigação de dormir cedo.
A um tempo que não paro pra escrever um texto. Nornalmente falo o que estou vivenciando e mesmo por isso não quero parecer egoísta por não dividir mais com vocês. Existem momentos na nossa vida, e acho que muitos vão concordar, que você quer simplesmente viver. Momentos em que são tão seus, onde o simples fato de expor pra alguém já não parece te pertencer mais. Poisé, estou passando por uma fase diferente; diferente não, digamos que nova. Estou curtindo cada minuto que se passa, tentando não fazer nada pela metade, nada mais ou menos. Eu quero tudo intensamente inteiro e vivo. Cada sentimento, cada palavra, cada pessoa, cada sabor.



Você leitor(a):
Ja parou pra pensar como as coisas parecem acontecer porque precisam acontecer? A famosa frase "Nada acontece por acaso". Eu acredito sim no propósito das coisas.
Vamos fazer de conta que a nossa vida é um livro. Começando primeiro com o conteúdo, a Capa deixamos pra finalizar.
Ela, a Vida, começaria com um Sumário, ou Índice, que seja. Seria como os tópicos do que você deve ou não fazer. Eles se encaixariam em sonhos, aqueles que você espera que ao longo das páginas encontre e realize; Ou então fases, cada uma se encaixando em um novo momento e, o mais interessante, é que depois dessa, você espera por outra, é só virar a página.
Depois viria a Introdução, ou Prefácio. Ela eu tenho certeza que nós vamos pensando conforme escrevemos as histórias da nossa vida. Mas não esqueça "Antes de iniciar a leitura oficial desde livro, siga as indicações dos seus pais, responsáveis, irmãos e amigos. Serão eles que vão te guiar a escrever certo em linhas tortas".
"Certo em linhas tortas", é assim que a sua história será narrada. A cada aprendizado, um capítulo terminado. Mas você vai concerteza precisar dele nos próximos, afinal, dará inspiração para continuar. Vai acontecer de você passar um tempo se perguntando por que certas coisas foram acontecer, mas será ótimo. Para cada pergunta feita, uma busca por respostas.
Haverá um Romance, ou vários, que fará você amar, desejar, se apaixonar, sofrer e ter vontade de voltar a ler de novo.
Haverá Dramas de fazer chorar. Mas saia dele rapidinho. Não deixe que a sua vida se torne um drama.
Coloque Ação em tudo que for fazer, principalmente no seu trabalho. Tenha força para continuar e erguer a cabeça em qualquer situação. Pois você vai errar um dia.
Humor. Conte piadas, micos, acontecimentos bizarros que acontecem uma só vez. Escreva risadas.
Acrescente em todos os parágrafos, uma Poesia. Conte cada detalhe com suavidade. Lembre do cheiro, dos pequenos gestos, do tempo, de como o Sol brilhava naquele dia. São as pequenas coisas que farão você lembrar pro resto das páginas.
Haverá muitos personagens. Alguns serão os principais, outros apenas coadjuvantes. Mas todos terão o seu lugar. Alguns você descarta, ok? Talvez não mereçam ser levados pros próximos capítulos.
As mudanças vão acontecer e você vai notar. A maturidade vai aparecer, rugas vão aparecer, a experiência vai crescer e a sua memória vai sumindo.
A Conclusão eu deixo por sua conta. Mas faça com que nela esteja escrito "Tudo valeu a pena".
No livro você vai poder acrescentar Agradecimentos. Sugiro que isso você vá fazendo ao longo das histórias. Agradeça cada momento, cada pessoa e diga que sem eles essas linhas teriam outras palavras e outros rumos.
Mantenha sempre a Capa bem arrumada. Com orgulho terá o seu nome estampado nela, o mais belo autor e personagem principal do livro. Faça com que ela mantenha a atenção do leitor. Com que ele tenha vontade de descobrir o que se passa ali dentro. Não precisa ser chamativa demais, nem preta demais. Apenas ter a sua cara. E eu peço encarecidamente que o Título seja muito bem pensado. Que tal "Em Busca da Felicidade"?
Boa escrita e leitura pra vocês.

Um comentário:

  1. Querida Lays Secco ,
    eu e minha amiga devemos fazer um trabalho de artes , sendo que nele deveriamos citar e comentar sobre um autor ou autora .
    Assim , escolhemos você . Pois adoramos seus lindos textos que nos fazem muitas vezes refletir sobre nossas vidas e mudar nossas atitudes .
    Obrigada pela atenção e simpatia .
    Adoramos e admiramos o seu lindo trabalho .

    Beijos da Lara Simão e Alice De Almeida

    ResponderExcluir